Combate de mosquitos e roedores chega ao bairro Coréia
Trinta e cinco agentes de Combate a Epidemias da Prefeitura de Mesquita executaram na quinta-feira, 19 de setembro, ação de combate a focos de mosquito e roedores no bairro da Coréia. O objetivo é combater os insetos transmissores da dengue, zika, chikungunya, e também os roedores, que transmitem leptospirose, através da urina.
Os agentes fizeram vistorias em residências do bairro identificando locais com água parada, cisternas, caixas d’água e aplicando larvicidas – que mata larvas de mosquitos transmissores de doenças . No mesmo local procuram tocas e buracos, onde aplicam raticida – que extermina colônias de roedores como ratos e ratazanas. Enquanto atuam nas casas, um veículo, conhecido como fumacê, pulveriza a área, para combater o mosquito adulto.
Segundo o gerente de Riscos Biológicos, Não Biológicos e Zoonoses, Flávio Perrota, também serão contemplados, ao longo das semanas, com a mesma campanha de combate a arboviroses e roedores, os bairros Caixa d’ Água, Alto Uruguai e Santa Terezinha. “Todos os 17 bairros de Mesquita serão vasculhados de acordo com o critério de risco de infestação de cada área, até alcançarmos toda cidade”, garante Perrota.
De acordo com o diretor de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Sergio Vigas, o trabalho é feito com várias equipes no bairro. “Enquanto uma cuida do combate a arbovirose, combatendo lavas e mosquito adulto, outra equipe enfrenta os roedores, observando tocas desses animais”, destaca. “Hoje é um trabalho diferenciado e intensivo. Não só combateremos infestações, mas também instruímos a população para evitar que essas doenças cheguem aos seus lares”, completa Perrota.
Nenhum comentário:
Escreva comentários