Defesa Civil de Mesquita participa de Capacitação para fortalecer o Contingenciamento
A finalidade é preparar os agentes para reduzir danos humanos e os impactos socioeconômicos diante de situações de possíveis Desastres.
A Defesa Civil de Mesquita participou na quarta-feira, 18 de setembro, do curso de capacitação para o fortalecimento do plano municipal de contingência . O evento aconteceu no auditório Zelito Viana, na sede da prefeitura, e teve como intenção auxiliar os profissionais a montar planos de ação em casos de possíveis desastres.
O plano de Contingência consiste na elaboração de ações a serem executadas na região, com a finalidade de reduzir a possibilidade de danos humanos procedentes, por exemplo, de catástrofes ou desastres de qualquer natureza.
Professor da escola de Defesa Civil Estadual do Rio, o Mj Bm Vladimir Chaves, destacou a importância da elaboração desse plano de contingência nos momentos de normalidade. “Quando tivermos uma catástrofe, nós estaremos aptos e capacitados para nos organizar e lidar com a situação, a qual exige uma equipe bem estruturada”, disse. “A experiência e o conhecimento da área não podem ser descartadas em momentos de risco”, completou.
Representando a cidade de Mesquita, o coordenador de Minimização de Desastres, Alex Cruz, falou sobre as vistorias técnicas realizadas na companhia de engenheiros e também do mapeamento das áreas de risco, além da elaboração do plano municipal de contingência que passa por atualização anual, para reduzir danos. “Um dos nossos legados para Mesquita é o cadastramento no Sistema Integrado de Informação de Desastre e o cartão de pagamento de Defesa Civil ”, assegura. Isso, segundo ele, capacita o município a receber ajuda do governo federal, caso entremos em calamidade pública.
Alex destacou ainda, como parte do trabalho de preparação executado em Mesquita, o projeto da Defesa Civil Mirim. “É uma iniciativa para mudar a cultura e o pensamento da população, além de beneficiar Mesquita em médio e longo prazo”, avalia.
Nenhum comentário:
Escreva comentários