Programa Mais Alfabetização chega a Mesquita em Setembro
A cidade aderiu à iniciativa do Governo Federal que tem o intuito de incentivar a leitura, escrita e noções matemáticas dos alunos do 1º e 2º ano da rede de ensino municipal
Mesquita passará a receber a segunda edição do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) do governo federal, a partir de setembro deste ano. A iniciativa tem como objetivo o fortalecimento das unidades escolares durante o processo de alfabetização dos 1º e 2º anos. Para tanto, o município selecionará Assistentes de Alfabetização, sob o regime de voluntariado, para o apoio adicional ao professor regente.
Criado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), o projeto dará apoio escolar principalmente nos setores de leitura, escrita e matemática. Os profissionais que estiverem interessados precisam fazer as inscrições, na sede da Secretaria de Educação, na rua Aluísio Pinto de Barros, 422 - Centro, entre os dias 2 e 3 de setembro, de 10h às 15h.
Para realizar a inscrição é preciso ter, não só a cópia, como versão original de um documento com foto, CPF e o diploma de Ensino Médio, único requisito pedido pela Secretaria para fazer parte da ação. Serão considerados, também, possíveis títulos de qualificação, como pós-graduação, mestrado ou doutorado, curso de formação de professores, além da experiência profissional comprovada, com os 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.
Técnica da Secretaria de Educação, Camila Rodrigues, explica a importância da implementação desse sistema. “Nesta fase, o educando necessita de uma atenção diferenciada, pois está construindo sua base, aprendendo a ler e escrever”, disse.
Segundo o MEC, apesar dos alunos participarem de diferentes práticas de letramento ao longo da educação infantil, é no decorrer dos 1º e 2º anos do fundamental, que o ambiente escolar espera que a alfabetização do aluno seja concretizada.
Nenhum comentário:
Escreva comentários