Alunos apresentam projetos sustentáveis na 1ª Feira Municipal de Ciências, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade de Mesquita
O evento recebeu apresentações com temáticas sobre Educação Ambiental, Bioeconomia, Tecnologia e Inovações em sustentabilidade
A 1ª Feira Municipal de Ciências, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade de Mesquita aconteceu nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, no Tênis Clube de Mesquita. Lá, os alunos da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de apresentar projetos importantes para o desenvolvimento sustentável da cidade, abordando temáticas como Educação Ambiental, Bioeconomia, Tecnologia e Inovações em sustentabilidade.
Segundo a subsecretária municipal de Educação, Monique Rosa, o evento começou, na verdade, durante a última semana, com pequenos eventos nas próprias unidades escolares. “Foi uma iniciativa dos professores de Ciências, para que houvesse uma vivência dos aprendizados de sala de aula. Das feiras específicas, passamos para essa grande feira municipal”, disse. Segundo o coordenador de Ciências e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, Leandro Azeredo, o evento estimula o protagonismo estudantil, além de criar a possibilidade de troca de conhecimento e fortalecimento da divulgação científica do município. Ajuda, também, a praticar as vivências realizadas em sala de aula.
A Comissão Científica da Fundação CECIERJ pré-selecionou quatro projetos apresentados na 1ª Feira Municipal de Ciências Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade de Mesquita para concorrerem à participação na Feira Estadual de Ciências, no final deste ano. Os escolhidos foram da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, com a 3ª Lei de Newton sobre Ação e Reação, por meio do Jogo Pac Man e jogo com guindaste, feito pelos alunos, com sistema hidráulico em seringas com água; Escola Municipal Doutor Deoclécio Dias Machado Filho, com as Teorias Comprobatórias da Terra Esférica, utilizando maquetes, materiais reciclados e lâmpada; Escola Municipal Cruzeiro do Sul, com o projeto de robótica de uma lixeira eletrônica acessível, criada a partir de sucata de rádio; e da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, com técnicas simples de compostagem caseira.
Ainda tiveram apresentações de planetário feito pelos alunos da Escola Municipal Ondina Couto, com homenagem às primeiras astronautas mulheres, entre diversos outros trabalhos desenvolvidos pelas escolas da rede pública de ensino fundamental. Todos apresentados pelos próprios alunos, acompanhados de seus professores/orientadores.
Nenhum comentário:
Escreva comentários