Mesquita inaugurou sua primeira academia da saúde na sexta-feira, dia 30
Espaço funciona na Praça Sete anões, no bairro Santa Terezinha, e atende público de todas as idades
Mesquita deu mais um passo importante na consolidação de sua atenção básica sexta-feira. Foi inaugurada a primeira Academia da Saúde do município, em Santa Terezinha. O espaço funciona na Praça dos Sete Anões e, a partir desta segunda-feira, garantirá aos seus frequentadores atividades como alongamento, ginástica, funcional e outras, de acordo com a agenda programada pelos profissionais de educação física responsáveis.
“Serão atividades direcionadas a qualquer faixa etária e atenderemos ainda escolas, creches, unidades de saúde, CRAS e outros espaços comunitários do bairro e de suas proximidades. Teremos ainda ações extras, não só para manter esses grupos, mas também para melhorar a interação entre eles. Caso, por exemplo, de atividades socioeducativas e da formação de grupos específicos para mulheres, idosos, pacientes de saúde mental e outros”, adianta Caroline Morgado, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita.
A Academia da Saúde Sete Anões será utilizada também pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família, o NASF. Outros eventos podem ser marcados na academia, focados ou não em alguma campanha específica. A programação regular envolverá aulas de ginástica, funcional, alongamento e equilíbrio – com exercícios principalmente de pilates. Elas acontecerão às segundas e quintas, das 7h às 11h, às quartas e sextas, das 8h às 12h. Às sextas-feiras, porém, turmas especiais focadas principalmente nas mulheres e nos idosos serão oferecidas, nos primeiros horários da manhã. Além disso, agendas com palestras e outras ações ligadas ao NASF também serão marcadas. E com profissionais como, por exemplo, nutricionista e assistente social, entre outros.
“A gente sabe que é melhor prevenir doenças do que esperar que elas cheguem para tratá-las. Nesse sentido, as academias da saúde favorecem o hábito de se exercitar em todas as faixas etárias. E ainda garante uma interação maior entre os praticantes. Afinal, fazer ginástica é muito mais motivante quando se tem companhia e, principalmente, orientação especializada”, avalia o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda.
Moradora de Santa Terezinha, a aposentada Luciene Sant’Anna, de 51 anos, já decidiu: passará a frequentar a nova academia da saúde com seu grupo de amigas. Ela e algumas vizinhas se reúnem, sempre nas primeiras horas da manhã, para se exercitarem em uma praça próxima ao local. “Eu operei o quadril e não é qualquer atividade que eu estou liberada para fazer. Então, ter essa opção aqui, com professor de educação física me acompanhando, vai ser bem melhor”, diz.
Queria saber se só vai ser pro horário da manhã? E se vai ter Zumba
ResponderExcluir